07/09/09

Casamentos homossexuais (Debate entre Ferreira Leite e Louçã)

O debate entre Ferreira Leite e Louçã foi ontem, hoje publico aqui o mais importante e interessante para mim xD. A parte dos casamentos homossexuais! Parece que a Leitinho gosta das famílias à maneira antiga e acha que os casamentos homossexuais vão destruir isso.


***

(...)
Na ponta final, a questão dos casamentos entre homossexuais acentuou diferenças. Louçã não surpreendeu, vincando a ideia de que «o Estado não pode escolher», por uma simples «questão de humanidade». Ferreira Leite até disse que concordava em parte, mas acabou por dizer que «a nossa sociedade está organizada numa base de uma determinada forma de família baseada no casamento, com uma estrutura jurídica específica».
Reconhecendo a «evolução do conceito», diz respeitar «as diferenças das pessoas e que tenham o seu projecto de vida em comum». No entanto, vincou diferenças: «O que não aceito é que não se considere que estas situações são diferentes. Nestas uniões não se perspectiva a existência de filhos. Perante situações diferentes há tratamentos diferentes (...) Defendo o casamento, mas não o imponho. O dr. Louçã não defende o casamento, mas impõe». 


(Noticia na íntegra aqui !)


***




As diferenças entre Francisco Louçã e Manuela Ferreira Leite ficaram claras quanto o tema foi os casamentos homossexuais, com a líder do PSD a defender a separação entre casamentos e uniões de facto e o líder bloquista a afirmar que a escolha é dos cidadãos e não do Estado. "O Estado não tem que escolher, não pode escolher, a inquisição já acabou, e o Estado não pode dizer àquele homem que não pode amar outra pessoa. A relação entre pessoas é uma relação de pessoas adultas, pessoas livres e eu tenho de respeitar essa liberdade", afirmou Francisco Louçã.
No entanto, Manuela Ferreira Leite defende que "no casamento com determinada noção de família perspectiva a existência de filhos. Nas uniões de facto, com outras características não se perspectiva a existência de filhos. E isto não tem nada a ver com problemas de natureza religiosa".
O que levou o líder do BE a questionar Manuela Ferreira Leite sobre "quais são essas características".
"Por exemplo, se forem pessoas do mesmo sexo penso que não se perspectiva a existência de filhos, julgo eu, é a minha ideia e penso que a sua também", declarou a líder social-democrata que sublinhou que "nessas circunstâncias são situações diferentes, que eu respeito, mas que não aceito que seja considerada a mesma coisa".
"Nunca ninguém me viu desrespeitar casais do mesmo sexo", frisou.  


(Noticia na íntegra aqui !)






***


A definição de casamento: "Casamentocasório ou matrimônio/matrimónio é o vínculo estabelecido entre duas pessoas, mediante o reconhecimento governamentalreligioso ou social e que pressupõe uma relação interpessoal de intimidade, cuja representação arquetípica são as relações sexuais, embora possa ser visto por muitos como um contrato.
(...)
As pessoas casam-se por várias razões, mas normalmente o fazem para dar visibilidade à sua relação afetiva, para buscar estabilidade econômica e social, para formar famíliaprocriar e educar seus filhos, legitimar o relacionamento sexual ou para obter direitos como nacionalidade." in Wikipédia 



A senhora Leitinho tem alguma razão, mas nem todos os casados optam por ter filhos e um casamento não serve só para ter filhos... Um casamento serve para "dar visibilidade à sua relação afectiva", apesar de um papel não aumentar o amor entre duas pessoas, mas ajuda...
Pode não ser a mesma coisa [um casamento entre homossexuais] como a senhora Leitinho diz, mas devia ser possível e estar ao alcance dos homossexuais poderem - se casar (ou outro nome qualquer já que casar é para ter filhos segunda a Leitinho!). 
E, claro, não nos esqueçamos que ninguém pode escolher de quem gosta... Ninguém escolhe gostar de pessoas do mesmo sexo, como também não se escolhe ser rapaz ou rapariga! Além disso a prova de que não se escolhe gostar de pessoas do mesmo sexo é que numa sociedade como estas (em que os homossexuais ainda não são (bem) aceites) quem quereria ser homossexual? 
Pois, ninguém!

4 Palavra(s) de Apoio:

aninha3650 disse...

ninguem percebe que ninguem escolhe por que sexo se apaixonar... o amor n tem explicaçao :D

Je Ne Sais Pas Pourquoi disse...

À "Leitinho" cada vez que abre a boca só se enterra u.u, para amar não temos que ser rotulados ... além disse,acho uma tremenda injustiça não podermos casar com quem amamos. u.u

Ainda ei de me informar se ela tem filhos/netos...

Se o PSD ganha... ui, acho que vou imigrar.

Espanha ou Holanda? humm...

Eis a questão! ^^

Fernanda disse...

O meu namorado é estéril, por isso não vou poder casar com ele, segundo esta grunha.Tenho de procurar um gajo não de quem gosto mas de quem me pode fazer um filho?

Sasha disse...

yh basicamente é isso xD, segundo a leitinho teras k o fazer!!

-.-' retrograda da leitinho!!!

adr leite mas axo k deixo de beber so pk dela xD

Porto de Abrigo! © 2008. Design by :Yanku Templates Sponsored by: Tutorial87 Commentcute