16/10/09

Bater é educar?


'Surgiu tantas vezes este tema de discussão na minha equipa de trabalho: palmada serve para educar?
Bater é educar?
Bater é educar?
A opinião de praticamente toda a gente é que uma palmada dada na altura certa é correcto. Até em bebés, é correcto, se for uma palmada “de levantar o pó da fralda”.
Já li bastante sobre educação infantil e juvenil e inclusivé vivo com uma criança. Trabalho com crianças hospitalizadas e trabalho com crianças de instituições de solidariedade.  E continuo a achar que palmada, de qualquer género, feitio, tamanho, forma, comprimento ou largura, não é uma boa forma de se educar.
No entanto, vejo que não consigo transmitir para ninguém que isso seja uma boa prática ou que seja uma vantagem para a criança.
Entre vários países, como no Uruguai, é proibido por lei dar palmadas nas crianças
Não sei que mais argumentos me faltam mas a verdade é que toda a gente continua a adoptar a educação através de palmadas nos filhos.
Sei que alguns filhos se revoltam e depois tentam bater nos pais ou batem noutras crianças.
Também falei que bater em crianças é no cobardia, já que a criança não pode responder.'


Seguindo um pouco do pensamento do post de à bocado, Bater é Educar? Será que resulta mesmo?
Dei comigo a pensar nisto enquanto estava nos balneários das Piscinas a vestir - me (e também influenciado por um menino pequeno que se estava a vestir num cubiculo ao lado e que ouvi o pai dele a bater - lhe...), será que se dessem uma palmada bem assente resultava, será que prendiam a lição? Eu acho que sim e que não. Vejamos, sim porque com a dor e tal aprendiam que aquilo é errado, mas não pois a criança fica revoltada e zangada e ainda quer fazer pior (falo por experiência própria!). Temos de ver que hoje em dia (acho que mais que nunca...) as crianças estão mais 'saídas da casca' e acho que mereciam uma palmada, mas de que serve ela se não for bem conversado (mas nunca com cabeça quente!...)... Não liguem, tinha mesmo de escrever, mas dêem opinião :D.

7 Palavra(s) de Apoio:

disse...

Na minha opinião, acho qeu por vezes uma palmada não faz mal a ninguém (eu próprio levei algumas palmadas). Mas acho que se deve sempre justificar a razão para o sucedido, de forma a não criar medo no filho, mas sim respeito.

bjs* @

Luccas^^ disse...

Eu já tomei várias (quando era mais novo) e isso me fez ficar mais revoltado.
Acho que tudo isso nos leva a ter medo dos pais e não respeito.
E esse 'medo' vai nos seguir até acharmos suficientes para poder enfrentá-lo. Por isso acho que um dialogo resolve muito mais que 1000 palmadas.

Fika Bem

Unknown disse...

Olha, faz muito bem!!! É por isso que estes miúdos d'oje em dia tão assim. Uns mimados sociopatas.

Tou tão a dizer que devam começar a levar porrada a torto e a direito e sem motivos. Apenas for de alguma forma educativo, então, voilá.

Quando eu entrei para o 1º ano, a primeira coisa que a minha mãe disse à minha professora, à minha frente foi 'se ele se portar mal, bata-lhe' o que claramente nunca veio a acontecer porque eu não me portava mal. Mas outro colega meu andava sempre a correr na sala de aula e se a professora o apanhava, ele ameaçava contar à mãe.

Portanto sim, bater é educar. Bater sem motivos é assustador e obcessivo

P.S. - Para um mundo melhor, mais tau-tau!

Gonçalo Saldanha disse...

OLhem desculpem ser a ovelha negra mas acho oponho-me a qualquer método de desenvolvimento de aprendizagens pela via da violência "leve" ou moralmente justificada. Bater é bater, algo que em todos os casos é um atentado à dignidade humana - e nao falemos dos casos de traumas subconscientes que se vao desenvolvendo sem nos darmos conta de tal.

Beijoss

A Administração! disse...

concordo com o Lucas e com o Gonçalo

aninha3650 disse...

concordo com o de cima looool ai mae :D esquecime de apagar o comentario n faz mal ficas com 6 :D

Francisco disse...

Sou o autor do texto dos Deuses.
Concordo com o Gonçalo Saldanha. Realmente, na minha opinião, não há hora certa para se dar palmadas.

Também levei algumas, até na escola, e não ajudaram em nada. Tenho uma filha com 5 anos que além de nunca ter levado, nunca esteve sequer de castigo. É a coisa mais super educada e respeitadora que vi. Como? Falando. Sempre ouvi dizer que a falar é que a gente se entende :) É uma pura verdade. Pelo menos no nosso caso tem sido.

Porto de Abrigo! © 2008. Design by :Yanku Templates Sponsored by: Tutorial87 Commentcute