30/11/09

'A rejeição que não chega ao fim'



'O público conservador não agüentou e abandonou a sessão do filme “Do Começo Ao Fim”.

Depois de conferir a exibição para a imprensa em São Paulo, decidi assistir “Do Começo Ao Fim” novamente para ouvir a opinião do público e também apoiar a bilheteria do filme corajosamente dirigido por Aluizio Abranches.
Essa foi a única vez que fui ao cinema e vi não apenas 1 ou 2 pessoas irem embora durante a sessão. Mas cerca de 20 pessoas não agüentaram assistir o filme do começo ao fim.
Casais heterossexuais de diversas idades e grupos apenas de mulheres pareciam pudicos demais ao presenciar cenas íntimas de dois homens. A cada vez que os atores apareciam nus ou trocavam caricias, alguém levantava e ia embora da sala.
A reação era tão patética que os que ficavam na sala riam da situação, ao ver mais pessoas deixando a sessão. Alguns diziam “que absurdo”, “hipócritas”.
E vendo tudo aquilo, eu fiquei indignado como o público brasileiro, de uma classe nobre, na maior cidade do país, pode ser tão preconceituoso.
Talvez para as mulheres que abandonaram a sessão pouco mais de 40 minutos apos o início do filme, deve ser inaceitável ver dois homens bonitos e másculos se beijando. É mais confortável manter os gays como seus “amigos cabeleireiros”, inofensivos e dentro dos estereótipos que não atraiam (ou frustrem) seus desejos.
Para os casais heterossexuais, se foi o namorado/marido que pediu pra sair, talvez ele tenha ficado com medo de ver que qualquer homem pode ser homossexual, inclusive o médico que ele tanto confia e que está acima de qualquer suspeita. De repente, a ausência do “viadinho” o assustou e pela primeira vez se sentiu frágil diante da forte imagem de um homossexual igualzinho aquele melhor amigo que sempre o acompanha nos jogos de futebol e ele jamais diria que é gay.
É patético.
Tirar o homossexual dos programas humorísticos ou das novelas e retratá-lo no dia-a-dia, longe dos personagens caricatos e como qualquer outra pessoa, choca o público. Parece confortável deixar os gays no papel de coadjuvante, com características facilmente reconhecíveis e inofensivos. É simples para o público imaginar que os homossexuais estão escondidos ou não tem a menor chance de fazer parte do dia-a-dia, pois eles acreditam que são exatamente como as lendas e como os personagens de novelas: drogados, só pensam em sexo, fashion, fúteis e na primeira oportunidade se transformam em heterossexuais e casam com uma gostosona.
Difícil é encarar uma realidade que durante tantos anos fizeram questão de ignorar. Difícil imaginar que o irmão, o filho, o primo, o melhor amigo e dezenas de pessoas que fazem parte do dia-a-dia, possam ser homossexuais. E o mais difícil é perceber que todo o preconceito é contra alguém igualzinho a eles.
Os reais motivos que levaram as pessoas a deixarem a sessão e não esperar o fim, não dá pra saber mas dá pra imaginar. “Do Começo Ao Fim”, para essas pessoas, pode ser o pior filme do mundo, mas por alguns minutos ofereceu a chance de cada um deles refletir sobre um sentimento de homofobia que talvez eles nunca imaginaram ter, por nunca terem conhecido um homossexual de verdade.'


(Fonte: Dolado )

Achei interessante este texto e decidi partilhar! Até porque um amigo bloguista já me falou nele e já tinha visto o trailer num dos blogs que sigo...


Aqui fica o trailer:




10 Palavra(s) de Apoio:

Patrícia disse...

Há uma grande homofobia em relação a essas coisas, epá, de minha parte não tenho qualquer interesse carnal em relação a pessoas do mesmo sexo, mas não sou absolutamente nada contra mulheres que têm atracção carnal por mulheres e homens que tenham atracção carnal por homens!


E já agora outra coisa, acabou o Verão é certo, mas tinha curiosidade por uma opinião: por acaso tu quando vais à praia, achas que rapazes que tenham corpos bem torneados, bonitos e atléticos ou pelo menos não muito quadrados e minimamente proporcionais, achas que ficam bem em sunga pequena e cavada? Tu que gostas de "ver as vistas", agrada-te ver rapazes giros e bonzões de sunguinha/tanga?

Sasha disse...

Yh, dá lhes um ar sexy,se bem que aqui em portugal não se ve muito disso... É mais calções compridos até ao joelho...

Anónimo disse...

no inicio pensei que fosses tu que tivesses ido ver o filme ao cinema :D... mas pronto é parvo sairem a meio do filme pa isso n o viam!

Patrícia disse...

Questionei isto para saber se tens uma mente aberta em relação aos rapazes usarem sunguinhas na praia por um lado e por outro se achas mais atractivo, pq eu acho uma grande caretice dizerem que sungas é para rotos, acho isso uma grande caretice!

Sasha disse...

Claro, espero que não sejam daqueles espectadores que vão para uma coisa sem saberem para o que vão! Se sabiam problema deles...

Sasha disse...

Pois, por isso em portugal não vês nada disso (posso te tratar por tu não posso?? xD)!

André disse...

Da mesma maneira que as raparigas podem usar biquinis minusculos ou ficar em topless e de monoquini fio dental ou pequeno, também os rapazes têm o mesmo direito a usar tanga como as raparigas ou mulheres sem esses estereótipos, não é mesmo?

E acham mesmo que Portugal é um pais de caretas e conservadores e que essas situações estão condicionadas por isso?

†Psyborg Girl† disse...

quero tanto ver esse filme *_*

Virgilio Barata disse...

Pois é e aconselho vivamente a todos a marcarem na agenda o Queer Lisboa 2010 (última quinzena de Setembro), porque estamos a tentar tudo por tudo para o trazer a Portugal pelo menos uma vez, para toda a Comunidade LGBT poder assistir a um filme potente, de qualidade e que gera tanta polémica por onde passa.
Qualquer pessoa que vê o trailer apaixona-se logo pelo filme, por isso é que o mostro a tds as pessoas que conheço gays, lésbicas e héteros e tds até agora me disseram que o adoram e que desejam ser avisados da data de exibição no Queer Lisboa 2010.
Acredito que o facto de ver dois Homens "bons como o Milho" e de aspecto normal ou comum à sociedade a fazerem personagens gays, provoque alguma confussão, mais ainda quando são irmãos na ficção. Para isto sim ou se têm uma mente muito aberta ou então desistem do filme, porque ver ao vivo numa tela dois irmãos a terem sexo, beijarem-se e amarem-se como amantes que são revolta muitas cabeças.
E é isso que vou gostar de ver, no próximo ano, as reacções do público e dos media ao filme.

Sasha disse...

Well, infelizmente não posso ir ao Queer Lisboa 2010 =/
Mas adorava imenso ir e também adorava ver o filme...
O trailer apaixona mesmo!

Porto de Abrigo! © 2008. Design by :Yanku Templates Sponsored by: Tutorial87 Commentcute